A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em colaboração com as associações distritais e regionais de futebol (ADRs), lançou uma campanha institucional de divulgação e sensibilização para o apoio e a integração de refugiados ucranianos que estão a chegar a Portugal.

Denominada "Cada Clube, uma Família”, a ação solidária visa envolver todo o universo associativo ligado ao futebol, futsal e futebol de praia, para incentivar e agregar propostas de acolhimento e emprego para famílias ucranianas, com a especial ajuda dos clubes.

Tendo em conta a especial proximidade com as comunidades e a implementação nos respetivos territórios, esta iniciativa pretende transformar os clubes numa plataforma de divulgação que potencie o apoio e que facilite a integração na sociedade portuguesa, visando o acolhimento e a esperança a uma população em situação de emergência, que foge à guerra na Ucrânia.

Os clubes, reconhecendo-se o seu compromisso com a responsabilidade social e notoriedade, têm a oportunidade de contribuir para este auxílio, estabelecendo a ponte entre ofertas de emprego a criar no próprio seio associativo ou através de empresas e/ou instituições locais e os serviços dedicados disponíveis para apoiar os refugiados, que podem ser registados no Formulário de Recolha de Oferta de Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal for Ukraine.

No plano da atividade desportiva/competitiva, no que ao contributo solidário respeita, a FPF irá financiar a prática do futebol e do futsal dos jovens ucranianos que, juntamente com os seus familiares, estão a fugir da situação dramática que se vive em solo ucraniano.

A Associação de Futebol de Setúbal, reforçando a iniciativa da FPF e em estreita colaboração com as demais ADRs, apela aos clubes filiados, bem como à comunidade da nossa região a mobilizar-se nesta importante iniciativa de responsabilidade social.

Obrigado.

Um website emjogo.pt